MUSEU DAS FLORES: UM JARDIM-ESCOLA NO VIVEIRO DA PRC

17068039011 13f3537f85 h

Foto: Isa Lima

A Coordenação de Paisagismo e Dedetização (COPS) está apoiando o projeto de extensão na parte de logística e co-coordenação de atividades.

Objetiva-se criar estrutura de ensino, pesquisa e extensão em paisagismo e jardinagem no viveiro da prefeitura da UnB, assim como qualificar seus serviços. Inclui o desenvolvimento de projetos paisagísticos e arquitetônicos na parte infraestrutural de finalidade estético-funcional, recriando assim o espaço como um jardim/museu de técnicas de jardinagem, plantas ornamentais, nativas e medicinais e propiciando sinergias entre a parte de serviços da PRC e interesses acadêmicos da UnB.

A Prefeitura da Universidade de Brasília é, desde sua criação, o polo de serviços de toda a UnB. Contando com técnicos de diferentes áreas, é responsável por manter os Campi limpos, a grama aparada, as árvores podadas, as paredes pintadas, as encanações em ordem, os circuitos elétricos protegidos e funcionando, dentre várias outras atividades.

No entanto, apesar de ser um centro de serviços fundamental para o funcionamento da Universidade, raras vezes a prefeitura tem tomado parte nos seus processos acadêmicos de ensino, pesquisa ou extensão. Trata-se de relação ainda pouco explorada, de grande potencial, em que ambos poderiam se retroalimentar: ensino, pesquisa e extensão que precisam de suporte / a Prefeitura que precisa economizar / pesquisa que gera resultados / Prefeitura que pode usar nos seus modus operandi tais novos objetos ou conhecimento.

No que concerne a área de Parques e Jardins, entendemos que a interação entre prefeitura e academia (que já vem ocorrendo) é exemplarmente promissora e possui potencial de contribuir para a economia e qualidade de serviços da prefeitura, assim como para o ensino, pesquisa e extensão da universidade nas variadas áreas acadêmicas relacionadas a meio ambiente e paisagismo, respondendo assim à demanda crescente por mais qualidade das áreas verdes dos campi e contato com a natureza, assim como de sustentabilidade e racionalidade no uso e reuso da água.

O setor de Parques e Jardins da PRC possui robusto volume de serviços assim como reúne condições propícias para a inserção de alunos em atividades práticas e pesquisas com plantas variadas, testes com novas tecnologias e metodologias de cultivo, e atividades de extensão como eventos, mini-cursos/fóruns abertos e visitas guiadas. Tais atividades permitiriam ampliar a paleta vegetal da Prefeitura para uso nos canteiros, deter novos conhecimentos técnicos relacionados a dinâmica de manutenção de jardins (insolação, irrigação, adubação, etc.), colaborar com a produção e cuidados das mudas e canteiros universitários, assim como publitizar ações positivas da UnB relacionadas ao meio ambiente.

Vale também ressaltar que este trabalho se pauta também na qualificação e revitalização da estrutura física do viveiro da PRC e de seus jardins (que hoje possui infraestrutura simples) como espaço de produção e espaço de visitação. Deste modo, é parte deste projeto a elaboração de artefatos arquitetônicos, paisagísticos e coleções de plantas ornamentais, nativas e medicinais, organizando assim um jardim/escola ao mesmo tempo produtivo, bonito, campo de prova e mostruário de técnicas e poéticas da jardinagem, para que futuramente tenhamos - por que não? - um pequeno Kew Garden em pleno Cerrado.

Texto: Projeto de Extensão MUSEU DAS FLORES: UM JARDIM-ESCOLA NO VIVEIRO DA PRC