Instituto Confúcio

2018 PRC Padrão Rotatórias UnB Imagem 1

Projeto: Matheus Maramaldo

Ano: 2023

Um dos primeiros projetos a ser desenhado no retorno do nosso arquiteto após licença para doutoramento, o Instituto Confúcio é um pequeno espaço de enorme carga semântica, algo que exigiu várias idas e vindas no projeto. A proposta para os jardins do centro chinês tiveram como principais pontos uma forte limpeza dos excessos de vegetação invasora, regularização das antigas obras inacabadas, sobriedade e um desenho que buscasse a valorização da edificação. Trata-se de um espaço único, com um lindo muro de alvenaria que recebeu diversos canteiros que acompanham sua geometria, inspirados nas linhas de acupuntura, do coração e das conexões. O resultado foram diversos triangulos que conversam com o octógono do muro e com o quadrado da edificação. Se pensarmos bem, tratam-se de linhas que buscam um círculo, e cada vez mais estamos inseridos numa cultura de filosofia e compreensão diferente de mundo.

Download Projeto PDF