Em continuidade às ações estratégicas realizadas ao longo do ano, a Prefeitura da Universidade de Brasília (PRC/UnB), em parceria com a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF), está intensificando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, entre os dias 21/11/2023 a 23/11/2023.

O mosquito é vetor de doenças graves como dengue, zika e chikungunya. Este plano integrado inclui inspeções para identificar e eliminar focos, aplicação de larvicidas, com ação biológica de controle, em todas as edificações e suas proximidades, assim, minimizando a proliferação do mosquito dentro dos Campi da Universidade.

A iniciativa surge em resposta ao aumento do aparecimento dos mosquitos nesse período do ano, em razão do início do período chuvoso, ação que visa proteger a saúde da comunidade universitária. A atividade envolve equipes que realizarão vistorias em várias áreas da universidade, abrangendo espaços internos e externos, para identificar potenciais criadouros e aplicar medidas de controle.

Além da inspeção, a campanha também foca em conscientização, enfatizando a importância da prevenção e da participação ativa na eliminação de possíveis criadouros. A Prefeitura da UnB e a Vigilância Ambiental destacam a importância do apoio e cooperação de todas as unidades da universidade. Acesso irrestrito aos locais é fundamental para garantir uma vistoria completa e eficiente, não apenas para controle imediato, mas também para prevenir futuras infestações.

Além da gestão e controle interno, essa ação também inclui o atendimento às demandas específicas das unidades universitárias, que poderá ser solicitada via SIPAC (ordem de serviço) e o mapeamento de áreas sensíveis para a aplicação de larvicidas. A Coordenação de Paisagismo e Dedetização (PRC/DIRAE/COPS) desempenha o papel fundamental na gestão do contrato de dedetização, garantindo a execução eficiente dessas medidas.

Diante do exposto, esta ação conjunta entre a universidade e as autoridades de saúde pública reflete um compromisso com a promoção de um ambiente seguro a todos.