A Prefeitura da UnB - PRC informa à comunidade universitária e aos usuários em geral a necessidade de abertura periódica de chamado de manutenção preventiva de equipamentos condicionadores de ar.

 

Sendo assim, com o objetivo de cumprir o disposto na legislação (Lei n. 13.589, de 4 de Janeiro de 2018 e Resolução nº 9, de 16 de janeiro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA), no âmbito das atividades de limpeza e manutenção destinados ao sistema de climatização, solicita-se que cada centro de custo abra requisição de manutenção preventiva trimestralmente para cada um dos aparelhos condicionadores de ar instalados em suas dependências, ficando sob sua responsabilidade o controle da periodicidade de realização das manutenções preventivas, bem como providenciar a avaliação biológica, química e física das condições do ar interior dos ambientes climatizados.

 

 Adicionalmente, informa-se que não é necessário solicitar a manutenção preventiva e a corretiva simultaneamente. As definições, de maneira simplória, estão descritas a seguir:

 

- Manutenção Preventiva - deverá ser acionada para equipamentos que estejam em funcionamento. Visa manter as condições de higiene, prolongar a vida do equipamento, evitar acidentes, reduzir o consumo de energia e paradas inesperadas causadas por defeitos, e deve ser realizada periodicamente conforme o intervalo de tempo definido. 

- Manutenção Corretiva - Deve ser acionada em equipamentos com funcionamento anormal ou fora de operação. Visa corrigir o problema e inclui substituição de peças.

 

Para maiores informações, favor entrar em contato com a Diretoria de Manutenção de Equipamentos - DIMEQ/PRC por meio do número 3107-0136/0102/0112 ou pelo e-mail dimeqprc@unb.br.